quinta-feira, 9 de junho de 2011

9º RCB RECEBE MAIS UMA VIATURA OPERACIONAL

O Regimento João Propício recebeu uma viatura VW Worker 15.210 4x4 zero quilômetro
Mais de 600 Worker 4X4 fabricados pela MAN Latin America foram adquiridos pelas Forças Armadas do Brasil nos últimos três anos, e a maior parte se destina a operações do Exército, que homologou o Worker após testes rigorosos.
Em 2007, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu as oito primeiras unidades do VW 15.210 4X4, agora chamado pelo Exército de VOP2 5QT. A sigla indica que o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. Desenvolvido e fabricado no Brasil, o Worker militarizado é desenvolvido sob medida para o cliente.
Entre as tarefas dadas aos Worker 4X4, destaca-se a missão de paz da Organização das Nações Unidas–ONU no Haiti, onde o Brasil coordena 6.700 militares de 16 países. A frota de 40 caminhões Volkswagen no Haiti atua no transporte de tropas e equipamentos.
Testes rigorosos
O projeto do caminhão militarizado Volkswagen incluiu um ano de testes em campos de provas do Exército em todo o Brasil. Um protótipo rodou 34.000 quilômetros nas bases das cidades fluminenses (Rio de Janeiro, Mangaratiba e Duque de Caxias). O veículo também passou por Goiânia (GO), Cachoeira do Sul (RS) e por manobras no Estado do Espírito Santo, atendendo aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) do Exército. A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos. Para certificar a resistência do conjunto motor-transmissão, dos eixos e da suspensão, outro protótipo passou por quatro edições do Rally Internacional dos Sertões, cada uma com cerca de 5.500 quilômetros de estradas sem pavimentação e trilhas em condições extremas.

Denominação militar: VOP2-5QT (Veículo Operacional Categoria 2 – 5 toneladas Qualquer Terreno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.