terça-feira, 21 de junho de 2011

Santa Casa de Caridade será referência regional em Otorrinolaringologia

Em recente viagem à Porto Alegre, o provedor da Santa Casa – Roque Montagner e o Adm. - Antônio C. Fontoura, estiveram na Sec. Estadual da Saúde, em reunião com o Dr. Marcos Antônio de Oliveira Lobato - Diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA). Na oportunidade foi consolidada a assinatura do Projeto de Atendimento Regional na especialidade de Otorrinolaringologia na Santa Casa local.
Segundo o administrador Antônio Fontoura, trata-se de um Projeto pioneiro, inovador e inédito para a região da Fronteira Oeste e do interior do Estado. Fontoura destaca que o projeto piloto já vinha sendo desenvolvido pela Sta. Casa desde o mês de agosto de 2010, atendendo pacientes de municípios da região, na forma de pacote pago e custeado pela Secretarias Municipais de Saúde das referidas cidades, tendo como parceiros, os profissionais médicos especialistas em otorrino - Dr. Rômulo Henrique G. Marques e a Dra. Ana Francisca Azambuja, onde até o presente momento foram realizados 327 atendimentos, sendo destes, 248 consultas e 79 cirurgias.
Posteriormente, a Adm. da Sta. Casa esteve reunida com as assessoras técnicas do DAHA - Fonoaudióloga Márcia Fabrício e Alessandra Batista, sendo que as mesmas são responsáveis pela elaboração do cálculo quantitativo físico e financeiro do Projeto, conforme a Programação Pactuada Integrada (PPI), isto é, a definição de exames, consultas e cirurgias que estarão disponíveis por mês para cada município da região, sendo que o serviço será regulado e autorizado pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde em Alegrete.
Conforme o teto físico (nº de procedimentos de Cirurgias/mês) estarão assim distribuídos: São Gabriel (6), Alegrete (7), Barra do Quarai (1), Itaqui(3), Manoel Viana(1), Maçambará(1), Quarai (2), Rosário do Sul (4), Santana do Livramento (8), Santa Margarida do Sul (1) e Uruguaiana(12), sendo que estas 11 cidades, abragendo uma população de aprox. 470mil hab.
Já o provedor Roque Montagner destaca que a Equipe Técnica da Sta. Casa está de parabéns, pela forma inovadora de mais um Projeto que contempla São Gabriel e região e que foi visto com bons olhos, muito bem recebido, analisado e aprovado pela Equipe Técnica da Secretaria de Saúde do RS, recebendo deferimento favorável do Sec. Ciro Simoni e do diretor do DAHA - Dr. Lobato. É um Projeto piloto e que só foi possível também, graças aos profissionais médicos Dr. Rômulo, Dra. Ana Francisca dos anestesistas Dr. Luciano R. Pereira, Dr. Paulo Pizzaro e, da bela infraestrutura da Sta. Casa ações de saúde em parceira com o Governo do Estado do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.