quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estelionatário é preso pela Polícia Civil

O Setor de Investigação da Polícia Civil de São Gabriel prendeu na tarde de segunda-feira (21) José Belamar Bittencourt dos Santos, natural de São Gabriel, acusado de ser um grande estelionatário e conhecido por aplicar vários golpes nas cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Santos responde por dez processos como réu nas duas Comarcas, mas afirma nunca ter sido preso.
A Polícia Civil começou a investigar seus atos em 26 de outubro de 2011, quando o acusado foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo permitido. Foi a partir daí que comerciantes locais começaram a comentar com alguns policiais que o mesmo estava fazendo compras bastante grandes de pneus, tratores, adubos, sementes de soja, sementes de milho, óleo diesel e gasolina, entre outros, em distribuídos comércios ao longa da cidade.
José Belamar se apresentava com sua foto e documentação em documentos falsificados com os nomes de dois ex-sócios seus da cidade de Caxias do Sul, com os nomes de Sandro Ávila da Costa e Adão Sebastião Vieira de Vargas.
O montante total do prejuízo ainda não foi completamente calculado, mas até ontem com os dados recebidos o valor foi avaliado em R$ 500.000,00.
Segundo informações, o homem utilizava uma propriedade rural situada no assentamento na antiga Estância do Céu para plantar.
Na sexta-feira (12), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão (crime) na casa do acusado, na Rua Francisco Silva, no Bairro Bom Fim, onde foram apreendidos em torno de 280 sacos de sementes de soja em um galpão. Outros 111 sacos estavam nas mãos de terceiros no mesmo bairro. Segundo testemunhas, o homem teria pago com sementes alguns serviços prestados pelos mesmos.
Foram apreendidos também, desta vez no Bairro Santa Isabel, 22 sacos de sementes de milho em um prédio alugado pelo estelionatário de forma fraudulenta. Aos fundos deste prédio, no mesmo terreno, foi encontrado um trator adquirido também de forma fraudulenta e, no mesmo mandado, foi apreendida uma caminhonete Saveiro Placa JPE-4444, de Caxias do Sul. O veículo estava sob júdice.
A Polícia Civil encontrou também diversos contratos fraudulentos de arrendamento rural das cidades de Cachoeira do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Caçapava do Sul, todos em nome de Sandro Ávila da Costa, falsificados com a foto de José Belamar. Juntamente a esses documentos estavam as duas CNHs, com nomes diferentes e a mesma foto do acusado e diversos certificados de veículos de pelo menos seis pessoas diferentes.
Os policiais agora investigam um possível derrame de CNHs em São Gabriel, mas alertam que não há envolvimento dos órgãos da cidade e sim da região metropolitana e esclarecem que não adianta algumas pessoas tentarem se desfazer desses documentos, pois a polícia já possui uma lista com os nomes de todos os envolvidos.
Na tarde de segunda-feira foi realizada a prisão preventiva de José Belamar pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.
No dia das apreensões o homem depôs e confessou toda a autoria dos crimes. Após a prisão ser decretada ele foi novamente inquirido, principalmente a respeito do derrame de CNHs, mas através de uma estratégia de defesa preferiu somente depôr em juízo.
A Polícia Civil destaca que a Prisão Preventiva foi concedida em razão da grande quantidade de delitos que estavam sendo cometidos contra o comércio local, para que haja manutenção da ordem econômica no município e região.
José Belamar agora está no Presídio Estadual de São Gabriel, onde continuará à disposição da Justiça. Os inquéritos respectivos serão remetidos no prazo legal.
Após a prisão de José Belamar, pelo menos dez ocorrências foram registradas por comerciantes na DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.