sexta-feira, 25 de maio de 2012

Feira e Mostra da Lã têm início em São Gabriel

Com boa participação do público, teve início nesta quinta-feira (24/05), no município de São Gabriel, a Feira Estadual do Artesanato e a Mostra da Lã e Pele Ovinas Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho. Os eventos são organizados pela Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e Prefeitura local, e acontecem em paralelo ao 14º Congresso Mundial de Corriedale.
A Feira conta com a participação de artesãs de aproximadamente 40 municípios do Estado, e traz a São Gabriel trabalhos tradicionais da cultura gaúcha, mas que, ao mesmo tempo, remetem a um padrão de modernidade e atualidade. As peças já têm encantado o público presente, principalmente pela criatividade imposta a cada produto. “A beleza do trabalho feito tem me impressionado, me encantado. Parece que cada vez mais os artesãos estão se aperfeiçoando”, destacou uma das visitantes da Feira, Marta França, moradora do município de São Gabriel.
Adquirir peças de quem produz de forma artesanal é garantia de exclusividade e a certeza de portar um produto trabalhado de forma minuciosa. Isso é o que asseguram as artesãs Iara Simas e Cenir Trindade, integrantes da organização Artesanato Pampa Caverá, de Rosário do Sul. O estande delas é um dos que mais tem chamado atenção no evento, principalmente pela originalidade das peças. O grupo está em sua primeira feira e tem boas expectativas em relação ao evento. “O evento está muito bem organizado, e a expectativa é positiva. Queremos vender bastante”, ressaltou Iara.
Se a Feira Estadual de Artesanato possibilita aos artesãos a facilidade de comercializar seus produtos, a Mostra Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho faz o público viajar através da história da lã no Rio Grande do Sul. Desde o início, o espectador pode adentrar em um mundo que reconstrói o passado do Estado a partir da ovinocultura. O passeio começa no século XVII, quando os jesuítas introduziram a raça de ovinos crioula, a primeira nos campos gaúchos. O roteiro continua com a explicação sobre outras raças e suas funcionalidades.
Ao chegar à explanação sobre a Corriedale, raça que mobiliza o município de São Gabriel através do Congresso Mundial, o público encontra a aluna da escola Mascarenhas de Morais, Michele Nunes, de 11 anos. De família de artesãos, ela fala com propriedade sobre o assunto: “a Corriedale é 50% carne, 50% lã”, destaca.
Na Mostra, também é possível ter contato com uma das práticas básicas do artesanato: o processo de transformação da lã, desde sua fase inicial até a confecção de produtos. A usualidade dos materiais já prontos também não é esquecida. Para representar isso, manequins de um gaúcho e de uma prenda vestem as roupas típicas do Rio Grande do Sul.
A viagem não para, mostra datas importantes, relatos históricos e a vida do homem do campo em torno da matéria-prima. Até a Primeira Guerra Mundial entra no roteiro, afinal, o ano de 1914 foi um dos mais lucrativos para a ovinocultura até então. Em 1939 aconteceu a 1ª Exposição Estadual de Lã, realizada em Uruguaiana. Já o ano de 1942 ficou marcado pela primeira campanha de erradicação da sarna ovina e o primeiro controle eficaz da verminose. Neste período também aconteceu a inauguração da Arco - Associação Brasileira de Criadores de Ovinos. O passeio abrange, ainda, a passagem por anos de seca, quando o rebanho bovino padeceu, cedendo espaço para os ovinos. A regulamentação do comércio da lã, a criação das primeiras cooperativas e o auge da ovinocultura, no ano de 1963, também não ficam de fora da Mostra.
A última etapa do roteiro apresenta a fase atual do artesanato, com peças produzidas por artesãos da região. Os produtos são colocados em contextos bem naturais do dia a dia, para mostrar ao público a importância e funcionalidade do artesanato em lã na vida das pessoas.
De acordo com Jalila Condessa, que visitava o evento, a Mostra está atraente. “Os trabalhos estão lindíssimos, e tudo feito com a nossa lã”, destacou, ao ressaltar a importância de valorizar o artesanato gaúcho.
Os eventos se estendem até sábado (26/05). Para visitar a Feira Estadual de Artesanato, o público pode se dirigir ao espaço em anexo à Cooperativa Tejupá, localizado na Rua General Câmara, nº 810, a partir das 10h da manhã. Já a Mostra tem início às 9h, no Museu Igreja do Galo, localizado na Rua Andrade Neves, nº 259.
Para esta sexta-feira (25/05) também estão previstos um Concurso de Artesanato, oficinas voltadas às técnicas de produção e desfile com a temática da lã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.