segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DE BRASÍLIA - Por Nilo Dias - Jornalista


O açougue da prefeitura
O tempo passa, mas ficam as boas recordações de um passado, às vezes não muito distante.
Dia desses eu estava lembrando do velho açougue da prefeitura, que atendia a população mais pobre da cidade. Tinha a famosa “carninha”, que era muito apreciada, tanto pela qualidade, quanto pelo preço acessível.
Hoje a modernidade chegou e no local está a entrada para o moderno centro administrativo construído pelo ex-prefeito Balbo Teixeira.
Lembro também de ter ido muitas vezes ao antigo Frigorífico Santa Brígida para comprar rabada, um dos meus pratos favoritos. Era vendida por unidade e a um baixo custo. Aqui em Brasília, nos supermercados considerados mais baratos se compra por quilo, que custa cerca de R$ 11,00. Sinal dos tempos.

Encontro de Gabrielenses em Brasília
O amigo Jean Alex Custodio Machado, militar gabrielense que reside em Brasília está compondo a Comissão que vai trabalhar para a realização do “3º Encontro de Gabrielenses residentes em Brasília”. Estou honrado com o convite para fazer parte dessa Comissão, ao lado dos amigos Delmar Machado, conhecido tradicionalista de nossa cidade, que reside em Formosa (GO) e do tenente Santos Moreira, que também é filho de São Gabriel. 
A reunião inicial ainda não tem data marcada, mas deverá acontecer ainda este ano. O negócio agora é escolher o local, onde certamente não poderá faltar o churrasco gordo e a cerveja gelada. Eu não sei com certeza quantos gabrielenses moram por estas bandas, mas garanto que são muitos, espalhados pelos quartéis e ministérios. Com certeza vai ser uma grande festa, repetindo ou ampliando o sucesso das duas realizadas anteriormente.

Caixa de gerente novo
A Agência de São Gabriel da Caixa Econômica Federal está de gerente novo, desde o último dia 16 assumiu o comando da Casa o senhor Gentil José da Rosa Festinalli, que substitui a Jorge Renato Wouters, transferido para São Pedro do Sul, que, por sinal é sua terra natal. No tempo em que dirigiu a Caixa em nossa cidade, sem dúvida merece destaque o seu trabalho para trazer o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que garante 600 novas moradias para São Gabriel . E também a mudança da agência para a nova e moderna sede na Praça Fernando Abbott.
O novo gerente certamente vai se dar bem em São Gabriel, porque é um tradicionalista assumido, sendo emérito laçador, de acordo com notícias que merecem crédito. Isso já está sendo motivo de uma sadia disputa entre as entidades tradicionalistas locais, para garantir a sua “contratação”. A esposa e o filho também são adeptos das coisas que dizem respeito às nossas mais caras tradições. Sejam bem-vindos. 

(E-mails: nilodt@hotmail.com e nilodias@ibest.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.