sexta-feira, 16 de novembro de 2012

De Brasília - Nilo Dias


Prêmio Ação Rural 2012

Dois dos mais conceituados produtores rurais de São Gabriel serão contemplados no próximo dia 23, em Alegrete, com o “Prêmio Ação Rural 2012”, promoção do semanário alegretense, “O Mensageiro”.
São eles os amigos Geraldo Estrázulas Pereira de Souza e o presidente da Cooperativa de Lã Tejupá, Carlos Cleber Dias Leal. A premiação será entregue durante jantar para 150 convidados, que acontecerá no restaurante do Sindicato Rural de Alegrete, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles. Os homenageados serão em número de 25.


Um escritor que não para

O amigo Cândido Otto da Luz, consagrado jornalista, pesquisador e escritor residente em Santa Maria, já está trabalhando em mais três livros: um, que conta a história do Guarani-Atlântico, clube de futebol da cidade universitária, já extinto; “Time dos Sonhos – Parte 3”, que conta a trajetória do Internacional-SM e outro sobre historinhas de radialistas e jornalistas.
Entre as “pérolas” que serão contadas nesse livro, destaco a manchete publicada dia desses em um jornal de Santa Maria: “Latrocínio acaba em assassinato”. É de dar ciúmes naquela famosa leitura de um radialista de nossa cidade: “Briga de facões no presídio”. O certo era briga de facções.
Cândido tem fortes ligações com São Gabriel. É filho do saudoso João da Luz, desportista destacado dos anos 50, que foi presidente da Liga Gabrielense de Desportos e integrou várias diretorias do G.E. Gabrielense. Também foi um tradicionalista de escol.
Cândido passou sua infância em São Gabriel, onde residiu na rua Germano Lobatto, no antigo “Beco do Graxaim”. Em 1967 foi estudar em Santa Maria, onde se formou em jornalismo. Ainda na ativa, trabalha na Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Crônicas de vida

A mais nova escritora gabrielense, Fernanda Alves Pinto, fez o lançamento de seu primeiro livro, “Olá, Vida – Sons que nos fazem bem e outras crônicas”, no último dia 9, na Feira do Livro de Porto Alegre. A obra foi editada pela Editora Alcance, do consagrado poeta gabrielense, Rossyr Berny.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Alcance e também na Feira do Livro de São Gabriel, que se realizará dias 06, 07 e 08 de dezembro, na Praça Dr. Fernando Abbott. No coquetel de lançamento do livro, destaque para a presença do ator Reginaldo Farias, marido da amiga Vânia Maria Dotto Alves, mãe de Fernanda.

Trabalho valorizado
Estão de parabéns às professoras Vera Lúcia da Silva Weber e Luciana Borba Benetti, pela publicação na revista “Monografias Ambientais – REMOA/UFSM”, do trabalho “A eficiência das Salas de Recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS”.
A pesquisa mostra que as salas objetivam oferecer atendimento educacional especializado, contribuindo para a apropriação do conhecimento científico desses alunos e para o processo de inclusão escolar e social.

Um comentário:

  1. Caro amigo Nilo,

    Leio todas matérias escrita por você, porque elas me remetem a S.Gabriel, e me trazem doces recordações, já notei que você é um profundo conhecedor do futebol Gabrielense, gostaria que um dia fizesse uma matéria do Guarini time da versea, e mais antigo de SG, onde sairam grandes craque como Tio Xerpa, Sapo, Duirá e Cafuringa etc. Não é só porque o Xerpa é meu tio, mas porque o pai dele foi fundador, dono, treinador, massagista, lavador das camisetas e passador.
    Jefer/Brasília

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.