sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mil pessoas caminham pela Inclusão em São Gabriel

Entre as atividades da 13ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que em São Gabriel foi organizada através de parceria da Secretaria Municipal da Educação, APAE, Escola Especial Nossa Senhora das Graças e Pró-Down, foi realizada na tarde da última quarta-feira (21), uma caminhada que reuniu, segundo a Brigada Militar, mil pessoas, entre elas, alunos especiais e demais estudantes de instituições estaduais, municipais e particulares do município. Depois de percorrerem o trajeto, que teve início na Escola Municipal Ginásio São Gabriel, os participantes retornaram a quadra da escola, onde a alegria foi garantida pelo resto da tarde. Ao embalo de músicas infantis, a brincadeira contou com escorregadores infláveis, pula-pulas e ainda a oficina de artesanato da APAE, coordenada pela professora Valkiria Santos. O motivo principal da festa não foi esquecido, a inclusão que faz parte do dia a dia da maioria dos alunos que participaram da confraternização é muito bem aceita entre os estudantes. Para a pequena Julia da Silva dos Santos de 9 anos, que estuda na Escola Municipal João Goulart e têm dois colegas especiais, a inclusão é motivo de aprendizado, “Já aprendi lições de Libras com a minha colega que é muda. Na nossa sala todos gostamos muito de ter colegas especiais, aprendemos muito com elas”.

As equipes de coordenação, supervisão e alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação acompanharam a secretária Nilvanês Jobim durante o evento. Segundo a secretária, a caminhada foi apenas uma demonstração do quanto a inclusão está presente e aceita em São Gabriel, “Temos muito a fazer ainda, mas essa mobilização de cerca de mil pessoas nos leva a acreditar ainda mais na inclusão e confirma que estamos no caminho certo, capacitando professores, instituindo as salas de inclusão, adequando nossas escolas e principalmente desenvolvendo em nossos alunos a solidariedade e a possibilidade de aprender com o diferente”, finalizou a secretária.  Ainda, durante as atividades no Ginásio São Gabriel, o prefeito em exercício Evandro Obaldia Guedes se fez presente prestigiando o evento e destacou a importância do processo de inclusão nas escolas municipais, agradecendo pessoalmente toda a organização e as entidades envolvidas.
A programação da 13ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência continua até a próxima quarta-feira, dia 28, quando será realizado um Baile à Fantasia às 13h30min, no Clube do 9º Regimento de Cavalaria Blindado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.